Palestrantes

Anderlise Borsoi

Anderlise Borsoi

Atualmente atua como Auditora Fiscal Federal Agropecuária, MAPA.

Atuou como professora, pesquisadora e consultora na área de avicultura industrial com ênfase em Salmonella e Campylobacter na cadeia de aves, da produção ao processamento, bem como trabalhando no uso prudente de medicamento em aves. A campo os trabalhos concentravam-se em treinamentos e avaliações em sanidade de aves, programas de controle de salmonelas e auxílio nas áreas de laboratório de análises de alimentos e de sanidade, frangos de corte, matrizes e abatedouro.

  • Médica-veterinária formada pela Universidade Federa do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2003;
  • Especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal – 2004;
  • Mestre Patologia Aviária pela UFRGS – 2006;
  • Doutora em Patologia Aviária pela UFRGS – 2009;
  • Pós Doutora em estudo da modulação do sistema imune através de fármacos e estresse em aves infectadas por patógenos – pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ- USP – 2013 a 2015);
  • 2015 a 2019 – Colaboradora da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal;
  • Dezembro 2019 – atual: Auditora Fiscal Federal Agropecuária;
  • Atuou como professora, pesquisadora e consultora na área de avicultura industrial com ênfase em Salmonella e Campylobacter na cadeia de aves, da produção ao processamento, bem como trabalhando no uso prudente de medicamento em aves.

 

 

Ana Lucia Viana

Ana Lucia Viana

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002).

Atualmente é Auditora Fiscal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Atuação no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal desde o ano de 2005. Atuando como Auditora Fiscal Federal Agropecuária no Serviço de Inspeção SIF 1985, em Dois Vizinhos – Matadouro de Aves e Coelhos.

Exerceu atividades no Serviço de Inspeção de Origem Animal na Superintendência Federal da Agricultura no Paraná até 2013, atuando na Inspeção de Aves e Ovos. Atualmente exerce suas atividades na Coordenação Geral de Controle e Avaliação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Alberto Back

Alberto Back

Médico Veterinário, formado em 1977 pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Mestrado em 1988, doutorado em 1998 e pós-doutorado no ano 2000, pela University of Minnesota – EUA.

  • Atua em sanidade avícola e laboratório veterinário há mais de 40 anos.
  • Possui dezenas de publicações em revistas especializadas.
  • Autor do livro: “Manual de Doença de Aves” e editor “Doenças das Aves” 3ª edição- Facta.
  • Co-autor dos livros: “Desordens do Metabolismo, Crescimento e Produção em Aves” e do “Guia de Coleta e Envio de Material para Diagnóstico Laboratorial em Aves”.
  • Autor de capítulo no livro “Doenças das Aves” e no livro “Patologia Aviária”.
  • Palestrante em sanidade avícola para dezenas de empresas no Brasil e no exterior.
  • Diretor Técnico do laboratório de diagnóstico MercoLab.
Eva Hunka

Eva Hunka

Formada em medicina veterinária pela UFRPE, aperfeiçoamento em pesquisa pelo CNPQ, mestrado em medicina preventiva pela Unesp Botucatu, MBA em avicultura industrial pela Didatus, Green Belt pelo programa de excelência Six Sigma e especialização em comunicação e marketing pela FMU.

 Atua no mercado avícola a mais de 20 anos, onde desempenhou funções nas áreas comercial, marketing e estratégia.

Atualmente atua como gerente de negócios biológicos na Phibro. Além de participar como membro do corpo técnico do Congresso de Comercialização de Ovos da APA, COESA (SP) também da Diretoria e corpo técnico da FACTA.

 É colaboradora da coluna “comentário avícola” do site Avicultura Industrial e docente convidada do Curso de pós graduação em Sanidade Avicola da Unimax / Cognos.

Fabricio Delgado

Fabricio Delgado

Atuou como Vice-Presidente de Qualidade e FoodSafety na BRF. Veterinário e Mestre em Produção Animal com 26 anos de experiência em avicultura, iniciou sua carreira na Perdigão S.A., atuando por mais de 12 anos em granjas de matrizes, incubatórios, genética e nutrição animal.

Diretor de operações das maiores regionais da companhia com mais 30 fábricas, frigoríficos e industrializados de suínos e aves.

Atualmente é Consultor na FSD Consultoria e Pesquisador Associado ao NUPEA da  ESALQ – USP.

Felipe Kroetz Neto

Felipe Kroetz Neto

Graduado em Medicina Veterinária (2003) pelo UNC – Universidade do Contestado – Campus Marcílio Dias;

  • Especialização em Gestão Em Análise Ambiental (2005) pela mesma Universidade;
  • Mestrado em Produção Animal (2008 – 2010) Pela UNESP Jaboticabal;
  • Atualmente é Supervisor de Serviços Técnicos na área de incubação e genética na empresa Aviagen  AMÉRICA LATINA, atendendo os clientes em todo território nacional.
Gustavo Schaefer

Gustavo Schaefer

  • Técnico em Agropecuária – CEDUP GV, São Miguel do Oeste, SC.
  • Médico Veterinário – FAI, Faculdades de Itapiranga, SC.
  • Pós Graduado em Sanidade de Aves – UNOESC, Chapecó, SC.
  • Mestrando em Patologia Animal, UNESP, Jaboticabal, SC.

Gerente Técnico do setor de Avicultura do Biovet-Vaxxinova, consolidando sua carreira profissional com trabalhos na área técnica e de desenvolvimento de produtos e serviços para clientes da avicultura. Em seu currículo destaque para atuações no setor cooperativo, agroindustrial e de pesquisa.

Hebert  Trenchi

Hebert Trenchi

  • Nascido em Montevideo, Uruguai, em 08 de junho de 1948.
  • Graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da República, Montevidéu, Uruguai como Doutor em Medicina Veterinária 02/10/1975.
  • Diploma de Pós-Graduação em Agronegócio pela Faculdade de Administração e Ciências Sociais. Universidade ORT, Montevidéu.
  • Cursos de especialização na Holanda, Brasil, Israel, Estados Unidos entre otros países.
  • Professor da área de Patologia e Produção Avícola por 37 anos. E Professor Associado (32 anos) e responsável por 16 anos.
  • Assessor da FAO na Bolívia no Programa de Controle de Salmonella.
  • Assessor no Paraguai, projeto de fortalecimento da avicultura e apoio da União Européia.
  • Assessor em empresas no Uruguai e em otros países.
  • Avaliador em grupos de investimento no setor avícola em El Salvador, Guatemala, Colômbia e República Dominicana.
  • Ministrou palestras em 95 Seminários, Congressos, Conferências entre otros eventos científicos no campo da avicultura.
  • Publicou 72 artigos de pesquisa em periódicos de 16 países diferentes.
  • Coordenador do Comitê Técnico Científico da Associação Latino-Americana de Avicultura.

 

Juan Carlos

Juan Carlos

Juan Carlos Domínguez, desde o ano de 2016, é Presidente da Associação de Exportadores de Carnes do Chile, CHILECARNE, na qual tem como missão promover o desenvolvimento da indústria de exportação de carnes do Chile, especialmente suína e avícola, com uma visão abrangente de toda a cadeia produtiva, a fim de contribuir para consolidar o Chile como um país produtor e exportador sustentável de carnes de classe mundial.

De profissão é Engenheiro Agrônomo e tem uma trajetória destacada no âmbito da agroindústria e exportação de alimentos do Chile. Em sua carreira desenvolveu atividades para os setores público e privado. Entre as tarefas que desempenhou para o Governo do Chile destaca-se a de Assessor do Ministério da Agricultura.

Além disso, ocupou altos cargos em empresas agroexportadoras, tanto no Chile como no exterior, em áreas como a da fruta (frutas vermelhas, kiwis, cítricas, abacates, cerejas e romãs) e da proteína animal (carne suína e salmão).

Jaap Obdam

Jaap Obdam

Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Agricultural State University.

Até 2020 foi consultor de Projetos em:

  1. Questões de segurança alimentar.
  • Programa / Workshop Salmonella Zero: laboratório, (avós), incubatórios, fábricas de rações, granjas de crescimento, transporte e processamento.
  1. Integração e Processamento de Aves. (frango e peru)
  • Abate, evisceração, resfriamento, classificação, corte e desossa, processamento posterior e desenvolvimento de produto.
  1. Desenvolvimento de produto.

4. Programas de treinamento de pessoal interno.

João Paulo Zuffo

João Paulo Zuffo

Médico Veterinário

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Especialista em Higiene e Sanidade Animal pela UNOESC, Especialista em gestão de pessoas pela FGV e Mestre em Ciência Animal pela UDESC.

Possui 16 anos de experiência na Agroindústria de aves e suínos atuando em Laboratórios de Saúde Animal, Laboratórios de Alimentos, resíduos químicos e de drogas veterinárias, Laboratórios de rações e físico-químicos. Atualmente atua na Seara Alimentos gerenciando os Laboratórios de Saúde Animal e em programas de bioseguridade na cadeia de aves e suínos.

Luiz Caron

Luiz Caron

Luiz Felipe Caron formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Brasil, em 1994. Possui mestrado em ciências veterinárias e doutorado em biotecnologia pela mesma universidade. Desde 1999, é professor da UFPR, lecionando em Microbiologia Veterinária e Vacinologia Veterinária. Além das atividades acadêmicas, é pesquisador da Imunova, empresa especializada no monitoramento da resposta imune e no desenvolvimento de produtos e processos relacionados à produção e saúde animal. Ele também presta consultoria a mais de 50 empresas do ramo do agronegócio e empresas de produtos veterinários. Ele já apresentou mais de 500 palestras em diversos países e é membro do comitê consultivo para Salmonella, Influenza e Newcastle do Ministério da Agricultura (MAPA) no Brasil. Publicou artigos e capítulos de livros sobre saúde de aves e suínos, sobre influenza, vacinologia de aves e suínos e princípios de desinfecção.

Marcos Rostagno

Marcos Rostagno

Formação Acadêmica:

Médico Veterinário – Universidade Federal de Viçosa.

Mestre em Med. Vet. Preventiva – Unversidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Ciências Animais – Universidade Federal de Minas Gerais.

Pós-Doutor em Epidemiología Vet. – USDA, National Animal Diseases Center, EUA.

 

Experiência Profissional:

1994-2003. Professor Adjunto – Universidade Federal de Lavras.

2003-2005. Pesquisador Associado – USDA, Agricultural Research Service, EUA.

2005-2013. Cientista Principal – USDA, Agricultural Research Service, EUA.

2007-2018. Professor Adjunto – Depart. of Animal Sciences, Purdue University, EUA.

2013-2018. Consultor Técnico Global (Aves e Suínos) – Elanco Animal Health, EUA.

2018 – Atual Diretor Técnico e Regulatório – Phytobiotics North America, EUA.

 

Áreas de Especialidade:

Ecología e epidemiología de Salmonella em aves e suínos.

Saúde intestinal em aves e suínos.

Martha Pulido

Martha Pulido

Resumo Acadêmico

  • Nascida em Bogotá, Colômbia.
  • Médica Veterinária pela Universidade Nacional da Colômbia.
  • Mestre em Ciência. Mestre em Saúde e Produção Animal, Área de Fisiopatologia Respiratória Aviária pela Universidade Nacional da Colômbia.
  • Doutora em Ciências Veterinárias, Medicina Veterinária Preventiva, Patologia e Saúde Aviária. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre-Brasil.
  • Cientista e/ou professora visitante em: Universidade da Georgia (UGA), Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Universidade Nacional Autônoma do México e Universidade Estadual do Misssissipi Avian Pathologists
  • Membro do Colégio Americano de Patologistas Aviárias (ACPV) certificado desde 2015.

Posição Atual

    • Universidade Estadual de Mississipi (2015 até o momento).
    • Professora Associada no Colégio de Medicina Veterinária.
    • Coordenadora do Programa de Mestrado em Medicina Aviária.
    • Diretora de Teses dos alunos no curso de Mestrado.
    • Professora Clínica do Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico Avícola (PRDL-MSU).
    • Estudos e participação ativa em pesquisa do controle da resistência dos antimicrobianos. Membro da Rede de Laboratórios de Diagnóstico Veterinário dos Estados Unidos e Canadá (VET-LRN) e do grupo de pesquisa a resistência a antimicrobianos da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal (NAHLN) dos Estados Unidos.
Nelva Grando

Nelva Grando

Médica Veterinária, com atuação na área de avicultura e qualidade. Experiencia na área de saúde animal, biosseguridade, gestão de pessoas e de projetos.

Programas de Prevenção e Controle de Salmonella na avicultura, em toda a cadeia, desde reprodutoras de frango e perus, frango e perus de corte e em fábricas de ração.

Responsável pela estruturação e implantação dos planos estratégicos para prevenção de Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Responsável por elaborar e implantar os Programas de Boas Práticas de Produção em Granjas (BPP) e Boas Práticas de Fabricação nas Fábrica de Rações.

Atualmente consultora na empresa Nelva Grando Consultoria e Cursos.

Priscilla Koerich

Priscilla Koerich

Educação:

  • Doutorado em Ciências Veterinárias, Universidade Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Ano de Graduação: 2015.
  • Mestrado em Diagnóstico Genético Molecular, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil. Ano de Graduação: 2006.
  • Especialização em Defesa Sanitária Animal, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Ano de Graduação: 2004.
  • Graduação em Medicina Veterinária, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, SC, Brasil. Ano de Graduação: 2000.

 

Experiência Profissional:

ELANCO Animal Health

  • 2019 – Cargo Atual: Latam Food Safety Consultant

BRF S/A: Empresa Multinacional na indústria de alimentos

  • 2017 – 2019: Gerente Corporativa de Saúde Animal
  • 2014 – 2017: Consultora Corporativa em Saúde de Aves responsável pelo segment de avós, reprodutoras de frangos e perus de corte localizados no Brasil, Argentina e Tailândia.
  • 2006 – 2014: Coordenadora dos Laboratórios de Diagnóstico em Saúde Animal

 Perdigão S/A: Empresa no segmento de indústria de alimentos

  • 2004 – 2006: Supervisora do Laboratório de Patologia Animal – Videira, SC, Brasil
  • 2001 – 2004: Responsável Técnica Veterinária pelo diagnóstico bactériológico de suínos e aves no Laboratório de Patologia Animal – Videira, SC, Brasil.
  • 2000 – 2001: Estagiária no Laboratório de Patologia Animal – Videira, SC, Brasil.
Ricardo João Santin

Ricardo João Santin

Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Proteína

Animal (ABPA). Foi Diretor-executivo e de Mercados e Diretor

Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF e ABEF),

desde abril de 2008 até abril/2014. É Vice-presidente do International Poultry Council – IPC. Anteriormente à Diretoria na UBABEF e da ABEF, foi assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE – 2007/ 2008), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES – 2000 /2007), da Assembleia Legislativa RS (1999/ 2000), do Ministério da Agricultura (1997/1998) e da Conab, onde foi Chefe de Gabinete e Ombudsman (1994/1997). Antes destas posições de assessoria, atuou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP.

É advogado, especialista em Processo Civil, Mestre em Ciências Políticas. Membro do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, e do Conselho de Integração Internacional da CNI, no MAPA é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e da Câmara de Aves e Suínos, é, também, membro dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do IPA/FPA e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ovos Brasil (IOB) e Membro do Conselho Curador da FACTA.

Thiago Moreira

Thiago Moreira

Mestre em Ciências Veterinárias, com ênfase em Sanidade Avícola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e MBA Executivo em Desenvolvimento do Potencial Humano pela VitalSmarts/SP.

Atualmente, cursa MBA em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, de Campinas/SP e atua como Gerente de Marketing na Vetanco do Brasil.

Na carreira, reúne mais de oito anos de experiência com foco em desenvolvimento de negócios, coordenação de produtos, administração e planejamento estratégico de vendas, gerenciamento de projetos e estratégias de prospecção.  Nos últimos anos, Thiago atuou em empresas como Cargill e MSD Saúde Animal.